Neta página pretendemos dar a conhecer algumas metodologias de produção dos componentes de jogo do Futebol de Caricas, dado que são feitos com materiais de fácil acessibilidade, de produção relativamente fácil, e de baixo custo.
Esta página encontra-se em constante actualização com a adição de informação.
Os vídeos abaixo apresentados foram feitos por jogadores e apaixonados pela modalidade, e são vocacionados para iniciantes, sem qualquer edição profissional.
1 – Caricas
Como o próprio nome da modalidade indica, são as Caricas as protagonistas, pelo que começamos estes tutoriais precisamente por estas.
Poderão usar-se caricas usadas, de refrigerantes ou cervejas. No entanto, dado que o acto de descapsular uma carica de uma garrafa vai deformá-la, opta-se por utilizar caricas “virgens”, ou seja, caricas que nunca estiveram em garrafas. Estas caricas adquirem-se em lojas físicas ou online de material para cerveja artesanal. A única característica é que as cervejas são adquiridas abertas, pelo que se deverá proceder ao fecho através de um capsulador, como se demonstra nos vídeos abaixo.
As caricas são depois preenchidas com enchimento feito em papel/cartão, e claro, com o característico “equipamento” que lhe dá a cor, a identidade, e que nos transporta para o mundo real do futebol. Abaixo deixamos alguns links de páginas que disponibilizam alguns equipamentos prontos a imprimir e recortar.
Para equipas de competição, o conjunto das 10 caricas não podem pesar mais do que 27,50g.
Vídeo #01 – INICIAÇÃO
Por André Xavier
Vídeo #02 – FECHO DAS CARICAS
Por Luís Dias
Vídeo #03 – ENCHIMENTO DAS CARICAS
Por Luís Dias
2 – Guarda-Redes
Dada a função específica, para o guarda-redes utilizam-se as tampas plásticas de refrigerantes de 2 litros, respeitando as dimensões máximas legais, e que se podem preencher com plasticina, e, tal como nas caricas, o respectivo equipamento.
Os guarda-redes também têm dimensão máximas, sendo que, em Portugal, as tampas da Santal (cores diversas) e da Pleno (brancas) são comercializadas com as tampas que respeitam o limite máximo admitido.
O Peso máximo admitido para os guarda-redes é de 15,00g.
Vídeo #04 – GUARDA-REDES
Por Luís Dias
3 – Campo
O campo de jogo é feito, na maioria das vezes, em alcatifa de rolo, de preferência de cor verde. Para tal, recorre-se às lojas de bricolage e afins, e adquire-se alcatifa ao metro quadrado.
A melhor que se encontra é a alcatifa modelo Gala, que é obtido nas lojas do Leroy Merlin. Infelizmente o grupo francês descontinuou a comercialização deste modelo na cor verde, e as restantes cores já escasseiam. Caso opte por este modelo de alcatifa, terá de ter em atenção que os linhas dos filamentos (“canelas”) deverão ficar paralelos às linhas de baliza.
No entanto, outros modelos de alcatifa poderão ser usados, desde que a alcatifa seja canelada. A única preocupação é não ser demasiado liso, caso contrário será difícil controlar a bola e as caricas, tornando o jogo impraticável.
Para fazer a marcação das linhas usa-se uma caneta de feltro branco, de preferência com um traço médio/grosso. A melhor referência é a caneta Edding 750 (3 e 4mm) ou 751 (1 e 2mm), na cor branca.
Os campos têm dimensões regulamentares, conforme abaixo indicamos:
Vídeo #05 – CAMPO
Por André Xavier
Vídeo #06 – CAMPO
Por Luís Dias
4 – Balizas
As balizas são fabricadas com varão de madeira de 1cm de diâmetro, mas são admitidos outros materiais, como o metal, por exemplo. Deverão ter rede que faça barreira à bola, e não podem ser fixas ao campo.
As balizas têm uma dimensão interna de 15,5×5,5cm.
Vídeo #07 – BALIZAS
Por Luís Dias
6 – Bola
Como já referimos anteriormente, a bola de jogo é o único componente do jogo em que não é possível produzir artesanalmente. Encontram-se no mercado alguns kits da LEGO que têm bolas de futebol compatíveis com o Futebol de Caricas. Aliás, durante muitos anos, era esta a única fonte possível.
No entanto, a Associação Portuguesa de Futebol de Caricas celebrou um acordo com a sua congénere espanhola, que produz bolas propositadamente para competição, pelo que as competições nacionais se realizam com bolas oficiais.
Vídeo #08 – BOLA
Por Luís Dias
Não hesite em contactar-nos por geral@futebolcaricas.pt para qualquer esclarecimento sobre a modalidade.