Introdução

O Futebol de Caricas é uma réplica ao futebol, jogado em cima de uma mesa, à escala aproximada de 1:100.

As equipas de futebol são representadas por caricas, e por isso o nome de Futebol de Caricas. As caricas são as tampas metálicas da maioria das bebidas em garrafas de vidro, nomeadamente, refrigerantes e cervejas.

Dadas as suas características, o guarda-redes é especial, sendo utilizada uma tampa plástica de garrafa de refrigerante de dois litros.

Tanto as caricas, como o guarda-redes, devem ser personalizados com “equipamento”, uma réplica de equipamento de futebol.

Regras

A Liga Portuguesa de Futebol de Caricas usa as mesmas regras que as implementadas em Espanha, onde já se joga oficialmente há algumas décadas, e reproduzidas em países da América Latina, como no Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, etc.

Para fazer o download, clique no botão:

Material de Jogo

O material de jogo para jogar Futebol de Caricas é fabricado, na quase totalidade, de forma artesanal, desde o campo às balizas, e claro, as próprias equipas. A única excepção é a bola, que dada a sua dimensão e necessária regularidade, é necessário adquirir. Durante anos usou-se a bola da LEGO®, que vinha junto com as figuras de futebol daquela marca de brinquedos. No entanto, dada a imensa demanda, apareceram fabricantes específicos de bolas para o Futebol de Caricas, dado que é jogado em inúmeros países.

Poderá aprender mais sobre esta modalidade, acedendo à nossa página de Material de Jogo.

Não hesite em contactar-nos por geral@futebolcaricas.pt para qualquer esclarecimento sobre a modalidade.